top of page

Precarização do Trabalho 

      Ainda nos estudos sobre a terceirização de serviços, seja na  esfera pública  ou privada, vamos ouvir o termo Precarização do Trabalho, que avança continuadamente no mundo do trabalho principalmente no cenário político e social em que estamos  vivendo. Neste sentido, e de forma colaborativa apresentamos o webcurso, produzido pela TV Boitempo, conduzido pelo sociólogo do trabalho Ricardo Antunes.

Intitulada "O privilégio da servidão", trata-se de uma leitura comentada de seu livro mais recente sobre o novo proletariado de serviços na era digital. Ao todo serão cinco aulas dedicadas a atravessarem, capítulo a capítulo, a leitura dessa densa e explosiva obra sobre o mundo do trabalho hoje: desde a nova morfologia do trabalho no capitalismo contemporâneo, passando pela crise dos sindicatos e das formas de mobilização dos trabalhadores, pelo diagnóstico afiado do cenário político contemporâneo marcado por um violento processo de contrarrevoluções, até chegar nos desafios para uma renovada práxis política socialista emancipatória. (TV Boitempo, 2019)

 

       O webcurso foi divido em 5 aulas, quais sejam:

  • Na primeira aula, Antunes faz um panorama das principais questões a serem enfrentadas no curso.

  • Na segunda aula, o sociólogo do trabalho Ricardo Antunes apresenta a morfologia do novo proletariado de serviços na era digital.

  • Na terceira aula, o sociólogo do trabalho Ricardo Antunes discute precarização, terceirização e a crise no sindicalismo.

  • Na quarta aula, o sociólogo do trabalho Ricardo Antunes discute a intensa conjuntura política e econômica no Brasil, marcada pelo fim de uma era de conciliações escancarada pela crise global e pelas rebeliões de junho de 2013 e a violenta onda de contrarrevolução preventiva que as seguiu.

  • Na última aula, o sociólogo do trabalho Ricardo Antunes procura responder à pergunta "Há luz no final do túnel?" e discute a urgência e os desafios de reinventar o socialismo no século XXI.

 

bottom of page